Novidades! Entenda melhor como funciona nosso BioActive Tech e também nossa Técnica de Absorção
O ano começou e mesmo com algumas turbulências ainda provocadas pela pandemia, é possível vislumbrar cenários favoráveis de retomada de crescimento em diversos setores, entre eles, o agronegócio. Então, para você identificar oportunidades para os próximos meses, criamos este artigo com algumas das tendências muito promissoras. Confira!
Mesmo com a já citada turbulência pela qual passou a economia brasileira e mundial nos últimos anos e as safras um pouco abaixo do esperado, o agronegócio foi um dos destaques entre os setores produtivos do país. Muito disso graças à retomada presencial após o avanço da vacinação, que acarretou na elevação da demanda por commodities e sua respectiva valorização devido ao aumento de liquidez em todo o planeta, fatores que impulsionaram este mercado.
Durante os últimos dois anos, tecnologias digitais, como a de big data analytics, aceleraram o ritmo da sua integração à produção, movimento que deve ser mantido em 2022, mas de uma forma um pouco distinta do que foi em 2021.
Estudos feitos por entidades como a FIESP e a Unica, apontam a expansão da agricultura em relação à pecuária. Isso devido ao ganho de produtividade nas áreas de criação de gado, o que fará com que as lavouras ganhem espaço sobre áreas excedentes dedicadas à criação de bovinos.
Conforme este quadro, lavouras de primeira safra (algodão, arroz, feijão, milho e soja), que em 2011 cobriram 48,6 milhões de hectares, alcançarão 58,5 milhões em 2022, enquanto as pastagens sofrerão uma redução de 181,7 milhões de hectares para 176,3 milhões.
Por conta da estiagem e das altas temperaturas que têm predominado no Sul do Brasil e no sul de Mato Grosso do Sul levaram a uma revisão da projeção para a safra de 2021/2022, que prometia bater recorde de produção.
De acordo com um levantamento recente, feito pela AgRural, a estimativa de produção que era de 133,4 milhões de toneladas, foi reduzida em 11,3 milhões, ou seja, estima-se que a safra alcance cerca de 123,1 milhões de toneladas.
O número já é menor que o recorde de 137,3 milhões de toneladas da safra passada e representa quebra de 12 milhões de toneladas em relação à produção potencial de 145,4 milhões divulgada no início de novembro.
A expectativa se justifica porque o Brasil segue como um dos maiores produtores mundiais de grãos, que são um dos principais produtos de exportação nacional.
Outra tendência que vem com tudo para este ano é exportação. Entre janeiro e julho de 2021, foi registrado um aumento de 35,3% em relação ao mesmo período do ano anterior – o equivalente a US$ 161,42 bilhões, segundo dados do Governo Federal. O destaque é, sem dúvidas, para o agronegócio, cujo PIB também apresentou seu maior crescimento histórico, de 24,31% em 2020, de acordo com o Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O setor foi especialmente favorecido pela desvalorização do Real – especialmente se tratando da soja e do minério de ferro. Com o dólar em alta, a tendência é que mais empresas intensifiquem suas operações internacionais em 2022.
Mais de dois terços dos consumidores, somando 65%, desejam impactar positivamente o meio ambiente. Dessa forma, a questão da sustentabilidade ganhou força total. Então, a demanda para que empresas se alinhem à essa responsabilidade social também cresceu.
Além disso, as chamadas ‘certificações verdes’ — selos de garantia de produção sustentável — vêm sendo requisitadas. Principalmente, o mercado internacional se mostra bastante preocupado com compromissos globais da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP-26).
Embora hoje isso ainda não seja um impeditivo para relações comerciais, esta é certamente uma das tendências do agronegócio que permanecerá nos próximos anos.
Então, se você busca por oportunidades para investir em 2022, aqui estão algumas das tendências para ficar de olho.
Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Até a próxima!
Estamos On-line +55 41 3382-6618