Novidades! Entenda melhor como funciona nosso BioActive Tech e também nossa Técnica de Absorção
Para quem olha de fora, a produção agrícola é um sistema que depende apenas de si, cujos resultados dizem respeito apenas àqueles que fazem parte da cadeia de produção.
Ou seja: produtores rurais, cooperativas e as empresas responsáveis por levar a produção até o consumidor final.
No entanto, basta olhar com um pouco mais de atenção para ver que o papel da agricultura na economia vai muito além disso. Tanto é verdade que, aqui no Brasil, ele representa parte significativa do PIB.
Para ajudar você a entender melhor esse sistema, escrevemos este artigo. Confira!
A economia brasileira conta com a participação de diversos setores que contribuem na geração de resultados satisfatórios para o país. Dentre eles, vale ressaltar a importância do setor agrícola.
Sabendo que a agricultura é responsável pelo plantio e cultivo de grãos, cereais, frutas, leguminosas, entre outros, sua finalidade é abastecer, tanto o mercado interno, quanto o externo. O Brasil possui uma grande capacidade produtiva, tendo como resultado produtos de qualidade e em uma quantidade suficiente para atender a demanda da população!
A agricultura brasileira conta com diversos fatores que a fazem ter uma significativa participação na economia. Ela merece destaque:
A agricultura brasileira é reconhecida como altamente competitiva e geradora de empregos, de riqueza, de alimentos, de fibras e de bioenergia para o Brasil e para outros países.
É um dos setores que mais contribui para o crescimento do PIB nacional e que responde por 21% da soma de todas as riquezas produzidas, um quinto de todos os empregos e 43,2% das exportações brasileiras, chegando a US$ 96,7 bilhões em 2019.
Exemplo disso é que foi um dos poucos segmentos da economia brasileira que apresentou crescimento positivo. Internamente, o setor contribuiu para manter em declínio o preço real da cesta básica de alimentos.
Pode-se dizer que a combinação de fatores de produção diretos (matérias-primas) e indiretos (tributos, energia e mão-de-obra) também fazem parte do sistema.
No mercado agrícola, podemos considerar como os principais insumos: ração, mão de obra especializada, fertilizantes, sementes, defensivos, maquinários, entre outros.
Além de movimentar um mercado bilionário com insumos ligados ao plantio, a agricultura também movimenta a indústria de máquinas e de tecnologia.
Tecnologia, aliás, que é uma forte aliada da produção agrícola, uma vez que equipamentos de ponta facilitam a execução de tarefas, contribuindo para aumento da produtividade, qualidade e eficiência, além de reduzir significativamente o consumo de recursos naturais, como água, energia e combustível.
Os inúmeros benefícios da tecnologia têm motivado os produtores rurais a investirem cada vez mais em produtos, serviços e máquinas agrícolas de primeira linha, além da tecnologia da informação, importante principalmente para as revendas agrícolas.
Os avanços tecnológicos no campo contribuem para o aumento da produção e melhoria na renda e qualidade de vida dos agricultores, atraindo para o agronegócio novos investidores.
Graças à sua multifuncionalidade, a agricultura desempenha um papel cada vez mais estratégico na economia brasileira:
E aí, gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais para não perder nada!
Estamos On-line +55 41 3382-6618