Novidades! Entenda melhor como funciona nosso BioActive Tech e também nossa Técnica de Absorção
O papel de um produtor rural é uma das atividades mais importantes para a manutenção de qualquer país. Este profissional, que “trabalha com as coisas da terra”, usa aquilo que a natureza nos oferece para produzir alimentos a todos. E é aí que conceitos como a sustentabilidade e a agricultura sustentável entram em cena. Mas, você realmente sabe o que eles são? Sabe como colocá-los em prática? Embarque com a C6Bio nesta jornada de conhecimento e vamos juntos aprender mais sobre este tema tão importante.
Sustentabilidade é a capacidade que temos para usar aquilo que a natureza nos oferece (e mantê-la oferecendo esses recursos). Descomplicando um pouco, é como se fizéssemos algo para deixar a natureza intacta pois ela nos dá aquilo que precisamos para realizar nossas atividades e, assim, vai continuar nos oferecendo tudo que precisamos.
É aqui que conceitos como reduzir, reutilizar e reciclar entram em cena. Utilizar somente aquilo que é necessário e reaproveitar os recursos que não foram utilizados fazem com que eles sempre continuem existindo. E isso pode ser aplicado em quase todos os aspectos de nossas vidas.
Por exemplo, você já se perguntou quantos litros de água são necessários para lavar seu quintal? E se você pudesse usar apenas a quantidade ideal para mantê-lo limpo? E se a água que sobra pudesse ser aproveitada para fazer outra coisa, como, talvez, limpar outras partes da casa? (Sugiro não entrar neste ponto pois existe uma briga muito grande entre a sociedade e os produtores. A sociedade acredita que muitos rios por exemplo secaram devido a agricultura. Para não entra em questões polêmicas penso que é melhor não entrar nessa vibe)
Esta consciência faz com que possamos manter os recursos naturais sempre em sua máxima potência, sem que nos preocupemos com o fato de que um dia eles possam não mais existir.
(Penso que não conectou fortemente com a proposta. Minha sugestão é colocássemos a definição do primeiro parágrafo e já entrar com Agricultura sustentável) Penso que faltou casar com Biotecnologia, que é nosso grande negócio)
A agricultura sustentável é aquela que respeita o meio ambiente e mantém a produção sem comprometer as gerações futuras. É como se disséssemos que aquilo que um agricultor planta, sempre vai estar disponível para ser plantado, pois a natureza sempre irá oferecer os grãos, as sementes, a terra e todos os recursos que são necessários para fazer com que uma plantação tenha sucesso.
Muitas vezes, acabamos sendo imediatistas e nos preocupamos com o fim, com o produto que será colhido, com sua venda. E, claro, isso é muito importante. Mas para colocarmos a agricultura sustentável em prática, antes, precisamos olhar para o começo do processo.
Muitas vezes, preocupar-se com a qualidade da terra é fundamental. Ajudar as plantas a se desenvolverem fortes, ricas em nutrientes, mais tolerantes ao ataque de pragas e doenças, com compostos que a própria natureza nos oferece, também é imprescindível. Diminuir a quantidade de defensivos agrícolas de agentes não orgânicos e não naturais nas plantações pode fazer com que as plantas se desenvolvam melhor, como se estivessem “soltas na natureza”.
Mas é bom deixar claro que a agricultura sustentável não é apenas uma lista de boas práticas. Ela vai além. Muito além! Trata-se de um processo que coloca no mesmo barco interesses econômicos e ambientais, encontrando um meio termo que trará equilíbrio a todos.
E, por falar em interesses econômicos, saiba que ser sustentável tem se mostrado uma boa forma de aumentar a rentabilidade do campo.
O Brasil é uma das grandes potências mundiais quando o assunto é produção agrícola, Hoje em dia, representamos por volta de 7% de toda a produção mundial. E, neste cenário, a agricultura sustentável ganha destaque.
No acumulado da última década, o setor já recebeu mais de US$ 800 bilhões de investimento público e, hoje em dia, o agronegócio sustentável já ultrapassa os 20% de toda a produção agrícola nacional.
O que isso quer dizer? Que a sustentabilidade dentro do meio agrícola está crescendo. E isso acompanha uma mudança de pensamento das pessoas.
Cada vez mais, os consumidores estão preocupados em consumir produtos que sejam “o mais naturais possíveis”. As pessoas se importam com aquilo que comem, que usam e querem ter a certeza de que os alimentos não estão carregados de componentes químicos, que suas roupas vieram de um processo natural, que a biodiversidade foi levada em conta para que o produto que têm em mãos chegasse até elas. E, muitas vezes, elas não se
importam em pagar a mais por isso.
Mas, além destas vantagens mercadológicas com o consumidor, quando um produtor rural adota os conceitos da sustentabilidade, também acaba lucrando do outro lado: do seu lado. Pois, pode-se ver uma economia significativa com a adoção de ações como a irrigação por gotejamento, a utilização de um sistema de compostagem e de adubos verdes, o uso de energia solar e a redução da poluição nas fazendas e plantações.
Simples, olhando para a própria natureza. Muitas vezes, ela nos oferece as ferramentas que precisamos para manter o meio ambiente em seu ciclo natural. Algumas das boas práticas que citamos aqui podem facilmente ser implementadas no dia a dia do campo mas, se você ainda tem dificuldades, pode contar com a ajuda de quem já faz isso há anos: a C6Bio.
Criada com o propósito de estar ao lado tanto do produtor quanto da natureza, somos uma empresa que utiliza da biotecnologia para fortalecer o campo e ajudar na preservação da biodiversidade e na manutenção do agronegócio.
Todas as nossas soluções levam em consideração que, se cuidarmos da natureza, vamos colher ótimos frutos, tanto para o mundo quanto para o seu mundo.
Acessando nosso site, você pode conhecer um pouco mais sobre nossa visão e as soluções que temos a oferecer. Mas, se preferir, pode nos enviar um e-mail para faleconosco@c6bio.com.br ou ligar para (41) 3382-6618.
Estamos On-line +55 41 3382-6618